top of page

De pernambuco para o interior.

"Fábula Ferida" por Tony Azevedo

O artista plástico pernambucano, Tony Azevedo, mora em Piracicaba há 12 anos. Ele é o fundador do bloco carnavalesco “Bloco da Ema” que, há 11 anos, leva para as ruas de Piracicaba a alegria do carnaval do Recife com um toque caipira. O grupo fundado pelo pernambucano, com seu maracatu e bonecos gigantes, já é uma marca do carnaval da cidade. Segundo Tony, o bloco começou como uma brincadeira de um grupo de amigos que queriam celebrar o carnaval nos moldes das festas de Recife e Olinda. O movimento, que começou com algumas poucas pessoas, hoje, reúne centenas de seguidores que acompanham os toques dos tambores do maracatu pela cidade.

Saida do Bloco da Ema. Créditos: Fernando Nascimento

O Bloco da Ema e sua orquestra de tambores de maracatu ensaiam ao longo do ano, e no carnaval surpreendem pela força sonora que ecoa pelas ruas de Piracicaba. Confira como foi a abertura do cortejo no carnaval deste ano:

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Bloco da Ema 2016 - Bloco da Ema
00:0000:00

Tony Azevedo nos contou sobre como a cultura nordestina se relaciona com a cultura local e a importância da diversidade.

Os projetos culturais desenvolvidos pelo artista são voltados para a valorização e interação do público com diversas expressões da cultura nordestina. O artista plástico nos falou sobre a elaboração de um projeto social e de como a iniciativa cultural é recepcionada pela comunidade.

O artista ressalta a importância da iniciativa social na criação dos projetos e nos conta um pouco sobre como é a administração municipal na gestão dos recursos culturais.

A sociedade, de acordo com o artista, deve reconhecer a importância da valorização da cultura e garantir a diversidade dos movimentos. E ainda, ele nos conta sobre como, atualmente, a cultura deve estar acima das crises políticas.

Como é feito uma xilogravura

Primeiro é entalhado o desenho em um pedaço de madeira, chamado matriz.

Galeria de fotos

Você pode encrontrar Tony Azevedo em:
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Reportagem: Bruno Gomes

Edição e diagramação: Thierry G. Marsulo

bottom of page