top of page

São mais de 200 milhões de brasileiros distribuídos em 26 estados e em uma unidade da federação. Em comum? O hino e a bandeira da pátria.

As dimensões continentais do país e os períodos de colonização e imigração transmutaram o Brasil em uma nação sui generis.

Uma conveniência geográfica nos dividiu em cinco regiões. Mas só o Nordeste dá nome aos filhos de sua terra. Nascer em um dos nove estados desta região, confere-lhe o reconhecimento e a alcunha de “NORDESTINO”. Comete um erro quem pensa que o termo “nordestino”, que designa os que nascem na região, tem um significado pejorativo.

Cada brasileiro que deixa essa terra rumo a outras bandas, olha por cima dos ombros e diz: “Até logo...”. Na bagagem, além da saudade de casa, um tantão de sua riqueza cultural.

Esse blog vai contar histórias dessa parcela expressiva da população que vive em Piracicaba. De gente que viu o solo rachado da seca e agora mira o rio transbordante. A história de pessoas que não deixarão como herança a miséria e o descaso a que foram legadas.

No blog, pretendemos dar a verdadeira importância e dimensão aos migrantes e descendentes que aqui vivem, com reportagens que tratam de seu cotidiano, de suas expectativas, do seu trabalho e de sua cultura, que é a cultura de um Brasil multifacetado em que a diversidade e a heterogeneidade nos fazem surpresos a cada dia.

“Uma esmola para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”.                                  Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

bottom of page